Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Pedagógica
Ensino Fundamental
Assessoria Pedagógica da Região Leste
Encontro de Professores de 3º Ciclo
Educação Física – 17/08/2011
Presentes: Patrícia Brasil (assessoria 3º ciclo regional leste), Luiz Emilio Colvara (EMEF São Pedro) Tânia Boff Lipert (EMEF Nossa Senhora de Fátima); Karoline C. de Souza (EMEF Saint’Hilaire), João Paulo Marques (EMEF Heitor Villa-Lobos); José Raimundo Jardim Braun e Mônica Urroz Sanchotene (EMEF Afonso Guerreiro Lima) Luis Antônio de Souza (EMEF Afonso Guerreiro Lima e EMEF Morro da Cruz);
Após a rodada de apresentação, Patrícia deu as boas vindas, explicou a questão da alteração do local e apresentou a sistemática de trabalho da tarde. A proposta do trabalho consistia em 3 etapas: uma discussão sobre a adolescência, seguida de uma retomada das características da rede, finalizando com as práticas pedagógicas realizadas pelos colegas na disciplina de Educação Física nas escolas municipais de ensino fundamental da região leste.
Para iniciar a discussão assistimos um pequeno esquete do Terça Insana intitulada Adolescente ( disponível no youtube).
Desconsiderando que o esquete tratava de uma adolescente de classe média foi possível encontrar semelhanças com os nossos alunos. Uma das características apontadas é o conflito de gerações. Para os nossos alunos somos velhos e estamos desatualizados. E nesta perspectiva, entramos em um embate com estes adolescentes. Fato que pode ser potencializado pelo espaço aberto nas aulas de educação física. Outro ponto analisado foi o imediatismo que os adolescentes desejam nas resoluções dos problemas. Não conseguem planejar ou antecipar. O que a escola oferece ao aluno é pouco, e que eles precisam de mais. Que há a necessidade de uma retomada do conceito de escola e que passamos pelo resgate civilizatório de nossos alunos. Hoje a função do professor ultrapassa os limites do transmitir conhecimento.
Que nossas escolas municipais apresentam uma problemática séria no que se refere ao espaço que interfere diretamente nas ações pedagógicas da disciplina de educação física. Está tornando-se comum os espaços disponíveis nas escolas serem absorvidos por construções de sala de aula. Qual a política da secretaria?
Faz-se necessário que a secretaria de educação adquira uma política para ampliação e qualificação dos espaços. Nas “diretrizes” da educação física há o ensino de lutas, por exemplo. E não há espaço para tal. Que a organização dos espaços das escolas são incoerentes, pois geralmente as áreas cobertas ficam no meio da escola e que é impossível pensar em uma aula de educação física sem barulho. Além de que o espaço disponível para as aulas são muitas vezes não-pedagógicos, como o “limbo” na EMEF São Pedro, o “corredor” na EMEF América. As construções nas escolas não respeitam as práticas pedagógicas.
Outra questão que deve ser revista é o número de alunos por turma. A escola, nesta perspectiva, se torna depósito e não atende pedagogicamente seus alunos. Há estudos na universidade, grupos de pesquisas, que ao estudar a nossa RME propõe uma destas alternativas. Que a educação física tem muito a oferecer e contribuir para o desenvolvimento integral de nossos alunos.
Professora Tânia relatou seu projeto de xadrez com os alunos do Fátima. Professora Mônica divulgou o CONBRACE (http://www.conbrace.org.br/Capa/). Que haverá um dia especial para que haja relatos de trabalhos de professores da RME PMPA. E nos relatou também que houve uma tentativa de negociação com a rede para a participação de nossos professores neste evento tão significativo e que não houve o apoio da mantenedora com a compra de inscrições para sorteio entre os professores de educação física.
Professora Samya divulgou o curso de formação de educação física promovido pela SMED.
Houve o relato de que parece que estamos sempre recomeçando as discussões. Que se necessita sermos mais objetivos para este resgate da caminhada dos professores de educação física.
Encaminhamentos:
Próxima reunião em uma 5ª feira à tarde e que seja discutido o “currículo” da Educação Física, percorrendo um caminho desde A10.
Criação de um blog da área de conhecimento, cuja responsabilidade inicial estará pela assessora Patrícia.
Divulgação da Rústica da EMEF Anísio Teixeira que e se propõe uma participação por representatividade da Lomba. Possibilidade de alteração de data (verificar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário